Como prevenir que meu filho seja um buller? | Happy Code | Escola de programação, games e robótica para crianças e adolescentes
Happy Code | Escola de Programação e Robótica

Como prevenir que meu filho seja um buller?

outubro 27, 2017

Os pais são as principais referências dos filhos e, via de regra, os seus maiores exemplos. Sendo assim,  as suas atitudes poderão refletir no comportamento deles. Então, que tal ensiná-los que respeitar o próximo é bacana e que agindo assim também serão respeitados?

Mostre a eles que a prática de bullying ou cyberbullying não é legal e que poderá causar à vítima, dentre outros, angústia, tristeza e depressão. Acompanhe a vida virtual de seu filho e mantenha um diálogo constante, alertando-o de que as regras que valem fora da Internet também são válidas no mundo virtual. Mostre ao pequeno o que não deve ser veiculado na internet, seja porque diz respeito à intimidade dele ou do outro, seja porque, de alguma maneira, é ofensivo, ameaçador, ilegal ou imoral.

Fato é que uma vez postado o conteúdo na internet, ele dificilmente poderá ser removido. Se uma palavra ofensiva ou uma foto de deboche no mundo off-line pode ser esquecido, o mesmo não ocorre no mundo virtual! E, caso seja constatado que o seu filho é o agressor, não se omita. Mostre que tais atos não são legais e nem permitidos e, se necessário, busque a ajuda de um professional. Por outro lado, se o seu filho for vítima de bullying, preste atenção no que ele tem a dizer e acolha-o com amor e carinho para que se sinta amparado e seguro e, se necessário, procure a ajuda de um especialista.

Curiosidade: você sabia que muitas vítimas de bullying conseguiram superar o trauma e dar a volta por cima, torndando-se pessoas bem sucedidas? É o caso da cantora Madonna, do diretor Steven Spielberg, do nadador Americano e medalhista  olímpico Michael Phelps, da atriz Kate Winslet e do jogador de futebol David Beckham (https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/confira-algumas-historias-de-famosos-que-sofreram-bullying-deram-volta-por-cima-3004895), da duquesa de Cambridge Kate Middleton, das cantoras Taylor Swift e Lady Gaga, da modelo Gisele Bundchen, das atrizes Marina Ruy Barbosa, Alinne Moraes, Megan Fox e Grazi Massafera (http://vilamulher.uol.com.br/famosos/mundo-da-fama/famosas-que-sofreram-bullying-m0315-700097.html).

Por Silvia Opice Blum Vidal e Helena Mendonça.

COMO ABORDAR OS PERIGOS DA INTERNET COM AS CRIANÇAS?Preparando crianças para empregos que existirão no futuro