O que é Inteligência Cognitiva? | Happy Code | Escola de programação, games e robótica para crianças e adolescentes
Happy Code | Escola de Programação e Robótica

O que é Inteligência Cognitiva?

julho 14, 2017

Nós desenvolvemos a inteligência cognitiva ao longo da vida e a cognição consiste em um conjunto de habilidades mentais e cerebrais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo.

 

Você sabe o que é inteligência cognitiva? Já ouviu falar em cognição e desenvolvimento cognitivo? Vamos falar sobre esses processos que acompanham todas as pessoas desde a infância até a o envelhecimento, ou seja durante toda a vida. Então, nada melhor do que entender o seu significado para saber lidar melhor com as situações, experiências e desafios que nos acercam todos os dias.

 

O que é inteligência cognitiva?

Vamos por partes! A cognição são as condições que oferecem a obtenção de conhecimento, já a capacidade cognitiva é a capacidade de que cada um tem individualmente de interpretar os estímulos do ambiente envolto e também de si mesmo para tomar as decisões do próprio comportamento.

Para se tornar mais claro, a definição de cognição consiste em um conjunto de habilidades mentais e cerebrais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo que compreendem habilidades de pensamento, abstração, raciocínio, memória, linguagem, capacidade de resolução de problemas e até mesmo a criatividade.

O desenvolvimento dessa inteligência cognitiva se faz com o constante processo de aprendizado crescente. Desta forma, é muito importante sempre buscar novos conhecimentos e desafios para manter a mente trabalhando.

 

A inteligência cognitiva na nossa vida

A inteligência cognitiva também pode ser chamada de inteligência intelectual e em resumo, pode ser caracterizada na capacidade de cada um de manipular informações e responder a elas. Essas informações são os dados de conteúdo cognitivo e podem ser as ideias que consistem o pensamento ou os valores, que são o conteúdo do juízo.

Através da nossa inteligência cognitiva conseguimos discernir as relações entre dados concretos e abstratos da nossa mente. Durante a vida há várias dessas relações sejam elas de identidade, semelhança, diferença, exclusão e muitas outras situações que passamos dia após dia. Podemos dizer que somos seres em constante transformação, não é mesmo?

 

O que caracteriza a inteligência cognitiva?

Pode-se dizer que o que caracteriza a inteligência cognitiva é a capacidade de permitir que novos conteúdos se criem a partir da sua atividade. Ela traz o novo e pode transformar as situações em novas perspectivas diferentes das experiências anteriores.

Por esta razão é muito importante sair da zona de conforto e aprender novas coisas, estudar, aprender uma nova língua, enfim buscar conhecimento e trazer novas habilidades pessoais.

 

As atividades da inteligência cognitiva

A inteligência cognitiva pode ser separada em duas atividades distintas sendo elas, a atividade criativa e a atividade reprodutiva. Na primeira, a criativa, a pessoa cria novas condições e situações que ainda não teve experiência, é elaborado pela criatividade de cada um. Já a atividade reprodutiva é o processo de identificação e reprodução das condições e situações já estabelecidas através do ambiente, das relações com outras pessoas, meios de informações, experiências já vivenciadas, entre outros.

 

Como desenvolver a inteligência cognitiva?

Nós desenvolvemos a inteligência cognitiva em todas as fases da vida, na infância estamos descobrindo e entendendo todas as situações e as assimilando na nossa mente. Para o desenvolvimento cognitivo, é importante aprender novos conhecimentos que estimulem todas as habilidades envolvidas e uma dica para isso seria com o aprendizado de programação e robótica, desta forma seria possível assimilar todas elas.

A escola especializada em cursos de tecnologia e inovação Happy Code, através das aulas com metodologia única baseada no conceito global STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Math insere os alunos em um ambiente 100% online com equipamentos individuais e atividades baseadas em jogos e projetos que os faz pensar e traz a imersão em um mundo totalmente novo, além do estímulo do raciocínio lógico, criatividade, relacionamento em equipe entre outros.

 

A inteligência cognitiva e as aulas de programação

A inteligência cognitiva pode ser desenvolvida através de novos conhecimentos e com as aulas de programação os alunos podem desenvolver todas essas habilidades e vivenciar novas informações e experiências.

A Happy Code oferece aulas para crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos com cursos regulares, cursos de férias e também cursos rápidos. Entre eles, se destacam o de criação de games, criação de aplicativos, robótica com construção de drones, criação de animações, também aulas para quem quer se tornar Youtuber e criar mods incríveis no Minecraft.

Ainda não conhece a Happy Code? Então agende uma aula experimental e conheça todos os cursos oferecidos em todo o país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Happy Code chega em Franca – SP com novidades nos cursosComo o IoT vai mudar o mundo?